O primeiro ambiente nutricional que temos contato é útero materno. Pela placenta é fornecido nutriente para a saúde fetal. A nutrição da mãe durante a gestação e antes de engravidar, tem impacto direto na saúde do feto, desencadeando uma programação metabólica para o desenvolvimento ou não de doenças na vida adulta.
O indivíduo pode ser metabolicamente programado para ser obeso, porque o ambiente a que ele é exposto na vida intrauterina pode regular eventos epigenéticos que levam ao desenvolvimento da obesidade, que será fenoticamente manifestada em qualquer momento de sua vida. Podendo ser transmitido á outras gerações.
Estudos vêm mostrando fortes evidências de que os efeitos da programação metabólica interferem na gênese de doenças na idade adulta, sendo este fato particularmente importante em nações que experimentam o processo de transição nutricional. Por este motivo, as políticas de saúde devem intensificar seus esforços em medidas que promovam adequado ganho de peso intra-uterino e nutrição pós-natal, estimulando a prática de aleitamento materno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário