Muitos com certeza já provaram algum alimento com um adoçante artificial não é mesmo? Muitas pessoas pensam que o adoçante é uma forma interessante de se reduzir calorias e de ajudar a perder peso. O que se observa na nossa população é que se tem introduzido esta substância cada vez mais na alimentação por achar que é melhor que o açúcar, por não ter calorias, por estar sendo saudável e outro pensamentos. Vocês já observaram que muitas pessoas que estão um pouco acima do peso, ou que estão querendo perder peso que consomem estes alimentos zero açúcar, zero calorias, diet e light sem modificar o hábito alimentar continuam com o mesmo peso?
Vamos desmistificar o poder que o adoçante tem. Irei citar os adoçantes artificiais mais comuns como o acessulfame k, ciclamato de sódio, aspartame e sacarina sódica. O adoçante foi criado pela indústria para substituir o açúcar refinado por este ser um vilão e para dar mais liberdade àquelas pessoas que tanto amam doces e gostam de ter este sabor no dia a dia.
Em vários estudos documentados mostra-se que os adoçantes em geral são codificados pelos mesmos receptores que o açúcar na língua e também no intestino o que leva a uma maior absorção de glicose pelo corpo. A consequência disto é uma elevação na absorção da glicose e uma maior conversão desta em gordura, ou seja, aumento do peso. Além disto, esta maior absorção da glicose leva a uma elevação na secreção de insulina, o que pode trazer também uma resistência à insulina.
Outro fator é que os adoçantes quase sempre estão associados a alimentos com calorias vazias como os produtos zero, light, diet. E o sabor doce é preditivo ao consumo de calorias do alimento. Este dado quer dizer que mesmo consumindo produtos com zero calorias, mas com sabor doce, leva a um maior consumo de calorias porque o corpo não recebeu as calorias que ele "pensou" que havia no alimento com sabor doce consumido. Esta ingestão destes produtos leva então, a uma maior ingestão de alimentos, aumento do peso corporal, adiposidade e diminuindo a compensação calórica.
Estudos também mostram a relação entre insônia e o consumo de adoçantes. Pessoas que consomem adoçantes artificiais têm alterações no sono, dificuldade para dormir. Outros sintomas ligados ao consumo de adoçantes são agitação, irritabilidade, inchaço, dificuldade de concentração, má digestão e aumento na produção de gases.
Elabora por Brenda de Queiroz Frossard
Nutricionista e Personal Diet
CRN9-11490
Nenhum comentário:
Postar um comentário