quinta-feira, 22 de março de 2012

Alimentação no Outono e Inverno

No frio ficamos mais famintos, ou não é? O nosso corpo necessita de uma maior produção de energia para aquercemos e através disso a fome "aumenta" por alimentos mais calóricos, mais gordurosos. 
Além de sentirmos vontade de comer mais, muitas pessoas deixam de beber água porque não há aquela sede aparente que o calor provoca. A baixa ingestão de água pode piorar vários quadros como dor de cabeça, cansaço, intestino preso, pele ressecada, celulite e outros mais.
A busca por alimentos mais calóricos e mais engordativos pode fazer com que você ganhe mais peso e atenção: quanto mais peso ganhar mais difícil vai ficar para perdê-los!
É importante deixar claro que no inverno nós não precisamos de mais calorias ou alimentos "engordativos". O que na maioria das situações acontece é que as pessoas não se alimentam corretamente durante o dia e a noite há uma maior fome e a busca por alimentos que rapidamente saciam é maior também.
As sopas são muito bem vindas neste período, mas é importante tomar cuidado com a forma de preparo, uso de óleo, sal, miúdos, temperos prontos, embutidos. Muitas pessoas acham que pelo fato de ser "líquido" que não engorda ou não tem problema, não é mesmo?
É muito importante não abusar nesta época para não ter consequências maiores no verão. O ganho de peso pode ser rápido, mas a perda de peso nem sempre será. E isto é claro, é de acordo com cada metabolismo.
Para aquecer neste inverno, aqui está uma sopa rica em nutrientes, vitaminas, minerais, compostos antiinflamatórios e que podem prevenir até mesmo as gripes e resfriados.

Sopa de Abóbora Moranga com Gengibre

Ingredientes:
2 Cebolas grandes
1 Batata média
250g Abóbora
1 colher de café de gengibre
Sal e azeite a gosto

Modo de preparo:
Descasque e corte em pedaços pequenos todos os Legumes para dentro de uma panela alta.  Cozinhe os Legumes em meio litro de Água com um pouco de sal.  Passe-os depois de cozidos em uma centrífuga ou em um liquidificador. Leve de novo na panela juntamente com o azeite e o gengibre. Coloque mais água caso fique muito consistente. 
Postado por
Brenda de Queiroz Frossard
Nutricionista e Personal Diet
CRN9 11490/P

Nenhum comentário:

Postar um comentário