Naturalmente muitos de vocês nunca ouviram falar da inflamação relacionada com perda de peso não é?
A inflamação é desencadeada por ativação do sistema imunológico que tenta eliminar a substância estranha para o corpo. Esta ativação do sistema imune ocorre para defender o organismo contra invasores como bactérias, vírus, fungos, células tumorais, e outros. Algumas substâncias e agentes também ativam este sistema. São por exemplo o estresse.
Os hormônios do estresse como cortisol e adrenalina servem para ajudar o organismo a se livrar de algo, se defender como por exemplo em uma situação de perigo. A ativação destes hormônios estressores também se dá através da alimentação inadequada, intolerâncias alimentares a algumas proteínas como ao glúten presente na farinha de trigo, a betalactoglobulina presente no leite e derivados, a outras proteínas do ovo, milho, soja e outros, a produção de radicais livres, levando ao estresse oxidativo. Esta intolerância e toda a resposta imunológica depende da individualidade bioquímica, ou seja, cada organismo responde de um jeito, e cada alimento tem sua ação diferenciada no corpo. O corpo então passa a produzir citocinas inflamatórias constantemente ao invés de serem somente para eliminar um vírus por exemplo.
Vejam só: a inflamação ativada por estes fatores citados também acontece nas células adiposas, ou seja, as células que armazenam gordura. Quanto mais ganho de peso, mais produção da inflamação. Esta consequentemente aumenta a produção também de cortisol, e uma enzima que aumenta o ganho de gordura abdominal, leva a dificuldade de perda de peso, alterações nos hormônios que atuam na saciedade, aumento das gorduras no sangue e outros. Além destes prejuízos, as citocinas inflamatórias também levam ao aparecimento de doenças crônicas como obesidade, diabetes, resistência a insulínica, depressão, fibromialgia, hiperatividade, gastrites, artrites, hipertensão, e outras muitas.
Para melhorar a inflamação e assim perder peso é preciso começar a melhorar a disbiose, fato comentado aqui no blog. Além disto, melhorar o sistema de detoxificação, ou seja, eliminação das toxinas que ocorre em maior proporção no fígado. É preciso também mudar a alimentação e introduzir alimentos antiinflamatórios para que haja diminuição desta inflamação e da ativação da mesma. Sem isso, a perda de peso não é duradoura e sempre haverá o famoso efeito sanfona.
Alguns alimentos antiinflamatórios: gengibre, chá verde, ômega-3, azeite extra-virgem, oleaginosas, cúrcuma, temperos e ervas, romã, maracujá e outras frutas, ovo, pimenta vermelha, minerais e vitaminas.
E sempre lembrem-se: cada tratamento é único, você é um ser único e por isso não são todas as recomendações que valem para todos! Começe o tratamento com a Personal Diet, pois ela sim é a profissional correta para tratar de individualidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário